quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Adelpha cytherea aea (C. & R. Felder, 1867), foto por: R. Penalva

Adelpha cytherea aea, R. Penalva, Encontro das Águas, Lauro de Freitas, BA.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Ruy Penalva (61 anos, médico/empresário), feita em 12-VII-2009, temos aqui nossa quinquagésima quarta participação do público! Trata-se de uma belíssima imagem de Adelpha cytherea aea (C. & R. Felder, 1867), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Limenitidinae, tirada através de uma Canon EOS Rebel T1i (com 15.1m.pixels), na localidade de Encontro das Águas, em Lauro de Freitas, BA. Nessa foto, feita em um início de tarde às 13h05min de um dia parcialmente nublado, o autor usou uma lente Canon EF 75-300 IS. A imagem foi capturada com luz natural, abertura de diafragma f/10 e velocidade de 1/800.

Biologia

Nesta foto capturada na área do condomínio, nas redondezas da casa do autor, vemos um flagrante de uma borboleta se alimentando possivelmente no buquê de flores (inflorescência) do Eupatorium sp., uma planta da família Asteraceae. A. cytherea aea (C. & R. Felder, 1867),  é uma espécie que gosta de voar em locais ensolarados (heliófilos). Ela pode ser uma espécie de hábitos semiurbanos sendo, avistada com frequência em parques e jardins nas bordas entre a cidade e florestas. Nos ambientes silvestres está mais presente nas florestas secundárias do que nas primárias. Na rotina alimentar, busca o néctar das flores e inflorescências silvestres, mas também podem visitar flores cultivadas. Possui um voo de moderado, mas quando molestada é rápido. O padrão de cores exibido pelas faces dorsais das suas asas é muito similar entre as espécies do gênero, sendo necessário à observação das faces ventrais para a confirmação de uma espécie.
As lagartas têm corpo com formato incrível! Ele recoberto protuberâncias com espinhos ramificados da cor preta. No dorso, na região pós-cefálica, temos uma dupla de protuberâncias que formam um “V”. Logo após esta porção, há uma área de cor clara (amarelada) com muito menor quantidade de pelos.  Na cabeça, que pode ser avermelhada ou negra (depende da fase da lagarta) há uma “coroa” com protuberâncias similares as que formam o “V” no corpo. Ao norte do Continente Sul Americano, as lagartas da subespécie A. cytherea marcia (Fruhstorfer, 1913), vivem isoladamente sob as folhas e se alimentam de plantas da família Rubiaceae, como por exemplo, de: Sabicea villosa  Roem. & Schult.
A. Soares