quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Tegosa claudina (Eschscholtz, 1821), foto por: A. Soares

Tegosa claudina, A. Soares, Rev. Eco. do Guapiaçu, Cach. de Macacu, RJ.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Alexandre Soares (52 anos, biólogo), feita em 21-IX-2012, temos aqui nossa quinquagésima terceira participação do público! Trata-se de mais uma boa imagem de Tegosa claudina (Eschscholtz, 1821), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Nymphalinae, capturada através de uma Sony Cyber-shot DSC-W630 (com 16.1m.pixels), na Reserva Ecológica do Guapiaçu (REGUA), em Cachoeiras de Macacu, RJ. A foto foi tirada no meio de um final de manhã nublada, aproximadamente às 11h:40min, utilizando-se a lente padrão da máquina.

Biologia

Com esta foto feita na trilha verde (leva a cachoeira na Faz. Serra do Mar) da REGUA, vemos a borboleta pousada se alimentando em flores silvestres de uma planta herbácia não identificada. T. claudina (Eschscholtz, 1821), espécie comuníssima e extremamente abundante vive qualquer área ensolarada (heliófila) ou, em alguns casos, parcialmente sombreada. Está presente assim nas bordas de trilhas e clareiras nos sítios existentes nas fronteiras entre cidades e florestas, e também, nas florestas secundárias. É boa indicadora de matas que sofreram ação do homem. Ao contrário, do observado nestas últimas áreas, é muito menos abundante nas regiões de matas primárias. Seu voo é normalmente lento e pairado sempre buscando pelas flores ou buquês (inflorescências). Por vezes, também costuma pousar no chão.

Suas lagartas são escuras e têm pontos mais claros que formam falsos anéis ao longo do corpo. O corpo é coberto de processos espinhosos e com finas cerdas. Sua cabeça tem a mesma coloração do corpo. Têm hábitos noturnos e gregários. Alimentam-se de várias plantas da família botânica Asteraceae como, por exemplo, as do gênero Mikania (Freitas, 1991).
A. Soares