sábado, 8 de setembro de 2012

Myscelia orsis (Drury, 1782), foto por: L. Dingain

Myscelia orsis, L. Dingain, Rev. Eco. do Guapiaçu, Cach. de Macacu, RJ.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Lee Dingain (41 anos, analista de sistema), feita em 15-VI-2012, temos aqui nossa quinquagésima participação do público! Trata-se de uma fantástica foto em close-up de Myscelia orsis (Drury, 1782), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Biblidinae, capturada utilizando-se uma Canon EOS 7D (com 18.1m.pixels), na Reserva Ecológica do Guapiaçu (REGUA), em Cachoeiras de Macacu, RJ. Para a foto, tirada aproximadamente às 11h15min de uma manhã com céu limpo, o autor ainda usou uma lente zoon telephoto de Ef 100-400L IS da marca Canon, sendo ela capturada nas condições de: luz natural, abertura de diafragma f/9 e velocidade de 1/400.

Biologia

Tirada a foto na região dos alagados situada na Fazenda São José que integra a Reserva Ecológica do Guapiaçu (REGUA), vemos a borboleta em repouso sobre a folhagem com suas abertas tomando sol se aquecendo para o voo. M. orsis (Drury, 1782), é uma espécie que se alimenta do sumo das frutas maduras caídas no chão da floresta. É um inseto preferencialmente silvestre. Ocorre assim, tanto nas florestas primárias quanto nas secundárias, porém é mais comum nas últimas. Comumente é avistada voando em topos de pequenos morros, em locais onde existam clareiras (heliófilos), mas também é possível vê-la na parte sombreada da floresta onde busca seu alimento ao longo de trilhas úmidas.  O voo rápido é feito em altura de mediana a baixa em relação ao solo.

Lagartas têm um corpo com a cor predominantemente verde e máculas amareladas dorsais e laterais. É recoberto de espinhos ramificados. Já a cabeça tem um par de longos cornos. Possivelmente têm hábito diurno e solitário. Alimentam-se basicamente de plantas do gênero Dalechampia, mas eventualmente, podem ser encontradas em Tragia sp., ambas plantas da família Euphorbiaceae (Brown, 1992).
A. Soares